Funcaju reabre a exposição “(Re)conhecer” na Galeria de Arte Álvaro Santos

Cultura
12/01/2024 14h09

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está reabrindo a exposição “(Re)conhecer: visitando o acervo, um olhar sobre as artes plásticas”. A apresentação foi inaugurada em setembro de 2023, para a comemoração do aniversário de 57 anos da Galeria de Arte Álvaro Santos e volta a acontecer no mesmo local. Esta é uma nova oportunidade para que ainda mais pessoas possam prestigiar o trabalho de diversos sergipanos. A mostra seguirá aberta para visitação até o dia 9 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, Sergipe é um estado que sempre se destacou nacionalmente pela excelência de sua produção artística nas áreas de artes plásticas e visuais. “Parte do riquíssimo acervo existente, está na galeria de arte Álvaro Santos, embora muitos sergipanos não o conheçam. A exposição (Re)conhecer é uma oportunidade especial de entrar em contato com esses grandes artistas, com o diferencial de que todas as obras exibidas passaram pelo processo de restauro. Quero convidar, especialmente, os alunos das redes municipal e estadual para conhecer essa parte do acervo que está sendo exposta”, declara.

A mostra (Re)conhecer contará com a apresentação de 36 obras de artes restauradas do acervo, incluindo pinturas de renomados artistas sergipanos e nacionais, reconhecidos pela contribuição que deram às artes plásticas. Entre os artistas, estão Álvaro Santos, Cléber Tintiliano, Adriana Hangenbeck, Joel Dantas e J. Inácio. A Galeria conta com um acervo de mais de 200 obras de arte, de expressões culturais variadas.

Para a coordenadora da Galeria de Artes, Bianca Leite, a restauração de obras do acervo demonstra o cuidado da Prefeitura de Aracaju com o patrimônio. “Nós estamos expondo essas obras para fazer com que ainda mais pessoas possam conhecer o valoroso acervo que a Galeria de Arte Álvaro Santos construiu ao longo dos seus 57 anos. Esse é um momento de muita importância e significado”, afirma.